O Vapor de Ozônio é um equipamento que libera vapor de água que pode ser combinado ou não com o ozônio. O objetivo do Vapor de Ozônio é promover nutrição, hidratação, emoliência, auxilia na remoção de cravos e pústulas e elimina toxinas facilitando a sudorese. Nele existe um depósito onde se coloca água e a mesma entra em ebulição, fazendo com que saia vapor do aparelho. Em conjunto, é possível ligar o ozônio e também realizar aromaterapia. O ozônio presente no equipamento é liberado quando a corrente elétrica gera uma faísca que é disparada pela ebulição da água. Ou seja, o ozônio só pode ser utilizado em conjunto com o vapor.
Um uso muito comum do Vapor de Ozônio é na limpeza de pele a fim de se obter emoliência da pele e facilitar a extração ou facilitar a permeação de ativos. Além disso, o vapor gera liberação de toxinas pela sudorese causada. O Vapor de Ozônio também é bactericida e fungicida, sendo muito utilizado em pele acneica. Por gerar vasodilatação, também é possível utilizar vapor para afecções capilares, como alopecia.
O ozônio tem efeito anti-inflamatório, antisséptico, bactericida ou bacteriostático, fungicida e germicida. Ele gera um efeito térmico, fazendo com que haja aumento do fluxo sanguíneo por consequente vasodilatação causada pelo calor. Sendo assim, há uma melhora no aporte de oxigênio e nutrientes no tecido e há melhora no trofismo.
Pode ser utilizado também para acelerar o processo de cicatrização de feridas. O ozônio tem propriedades antioxidantes que influenciam em eventos bioquímicos no metabolismo celular, gerando reparação tecidual.
Contraindicação:
- Pele excessivamente sensível.